domingo, 11 de março de 2012

. . .


 O Gibi nos dias atuais é uma importante ferramenta para professores, pois conseguimos unir o agradável ao essencial e educação é isso ,é preciso atrair nossos baixinhos para o fantástico mundo das letras !!!
Lembro-me com muita emoção dos inúmeros gibis que minha mãe comprava ,eram pilhas e pilhas de Turma da Mônica, lembro-me também da incrível sensação de receber um exemplar novo . Sensação de alegria de entrar em um novo mundo ....  
  Abaixo um artigo que retrata muito bem a utilização dos Gibis.como recurso Pedagógico....


APRENDER BRINCANDO
Gibis incentivam aprendizado e leitura
Cada dia mais utilizados como recurso pedagógico, os gibis chegam às salas de aula para estimular o aprendizado e fazer a alegria das crianças.
Eles estão ensaiando os primeiros passos na escrita e na leitura, têm entre seis e sete anos de idade e adoram gibis. Nada mais natural que aliar, nas atividades didáticas em sala de aula, prazer, ludicidade, criatividade e aprendizado, valendo-se desse material que une literatura e artes plásticas. É o que muitas escolas de educação infantil estão fazendo, com resultados surpreendentes.
"O gibi tem linguagem visual, o que é uma ajuda instantânea na evolução do reconhecimento das palavras", diz a pedagoga Thaís Ramos Nucci Zanetti, professora do Colégio Pentágono. Ela explica que, além de ser um material de fácil manipulação, o gibi usa a letra "bastão", que as crianças reconhecem melhor, e traz uma linguagem acessível e cotidiana. "Quando descobrem as histórias em quadrinhos e conseguem compreender a linguagem, encantam-se e avançam na tentativa de leitura", afirma Thaís.
A associação de imagem e texto é uma das razões que levaram inclusive o MEC a recomendar, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) - que orientam e sugerem alternativas de apoio aos conteúdos disciplinares da 1ª à 4ª séries do ensino fundamental -, o uso de gibis.

Na educação infantil, a utilização dos gibis permite desenvolver uma série de atividades, que vão desde a leitura e a interpretação das histórias até a elaboração de diálogos. Diante de um nível menor de dificuldade, as crianças sentem-se mais leitoras, o que representa um forte estímulo no processo de alfabetização.
A professora Thaís assinala que, nas classes do Infantil 3, ou do pré-escolar, as histórias em quadrinhos tornam-se um material de apoio importante no final do ano, quando a meninada já está mais fluente na leitura. Lembra ainda que é necessário pontuar a fala errada de alguns personagens e diz que as crianças não só reconhecem a troca de letras – marca característica do Cebolinha, por exemplo -, como também ganham desenvoltura para identificar a forma convencional da escrita.



LINGUAGEM
''Eu já sei ler gibi!''
Esse gênero literário colorido, ilustrado e cheio de recursos gráficos estimula as turmas de pré-escola a tomar gosto pela leitura 

Marlon Sanches













Nenhum comentário:

Postar um comentário

OI Gente deixa um comenterio bemmmmm legal !!!!!!!!!

festas juninas

festas juninas


fichas de acompanhamento

fichas de acompanhamento