quarta-feira, 18 de maio de 2011

Desenvolvendo a coordenaçao motora dos pequenos

Hoje vou postar um pouco sobre coordenação motora ,pois enquanto professores sempre estamos buscando maneiras de desenvolver a coordenação motora fina ou grossa.
É muito importante sabermos diferenciar, pois cada tipo trabalha movimentos importantes e que farão falta aos nossos pequenos se não forem bem desenvolvidas.

Coordenação motora fina -Permite a produção de movimentos delicados e específicos como escrever,pintar,desenhar,encaixar,montar,desmontar,empilhar,costurar,abotoar,recortar,etc.

Coordenação motora grossa-Permite aos pequenos a realizar movimentos mais amplos e a se localizar no ambiente são eles andar ,correr,saltitar,pular, subir e descer escadas ,rastejar,engatinhar etc

Bom sabendo dessas diferenças fica mais fácil elaborarmos de forma intencional brincadeiras ,jogos até desenhos em folhas que trabalhem tais tipos de coordenação....

Abaixo algumas atividades =

Costumo realizar com meus alunos o seguinte, faço uma linha no chão e digo que aquela é a ponte e que devemos atravessar sem cair no rio,eles adoram!
O mesmo faço quando lanço algum numeral ou vogal ,desenho no chão e os pequenos caminham sobre o contorno .Tenho obtido bons resultados na hora de realizar a tarefa no papel.

Abaixo alguns exercícios....


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OI Gente deixa um comenterio bemmmmm legal !!!!!!!!!

festas juninas

festas juninas


fichas de acompanhamento

fichas de acompanhamento